A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma ferramenta que os trabalhadores dispõem para tratar de questões como: Condições do Ambiente de Trabalho, Prevenção de Acidentes do Trabalho e outros fatores que prejudicam sua saúde e segurança.
A CIPA está regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR 5), contida na portaria 3.214 de 08-06-1978 baixada pelo Ministério do Trabalho.
A Importância da CIPA
O maior objetivo da CIPA é unir empregadores e empregados para que juntos desenvolvam maneiras de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.
Cada empresa possui uma necessidade em relação ? CIPA. Tudo depende da quantidade de colaboradores e de seu ramo de atividade. A Emprehmet oferece:
1. Apoio/Orientação do processo eleitoral para implantação do CIPA;
2. Registro no DRT do MTbE local;
Manutenção da CIPA (*)
1. Apoio Técnico dos Trabalhadores da Comissão;
2. Palestras;
3. Inspeções;
4. SIPAT.
(*)Opcional